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#13450108 Sep 21, 2017 at 04:53 PM
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O Black pediu pra fazer um guia do puzzle de Reavers Fate. Vou dar uma explicação geral de como é a raid até chegar no puzzle que é a última parte.

Flag
O flag pra essa raid é passado pela Cydonie e consiste em 4 quests: A Cabal for One, Madstone Crater, The Prison of the Planes e Gianthold Tor. As 3 primeiras podem ser feitas em qualquer ordem. Depois de fazer Gh Tor você consegue acesso à raid.

Raid
A missão aqui é impedir que um cristal exploda e destrua Gianthold. É uma raid com timer, o tempo total para completá-la é de 20 minutos.

A área da raid é dividida em 4 salas principais:



1 - Salão principal - ocorre a luta com o boss; tem o timer na parede norte e o loot no final.

2 - Sala do Puzzle - após derrubar o stormreaver o grupo vai pra essa sala onde é feito o puzzle que compelta a quest.

3 - Sala dos Mortos - quem morre nesta raid é mandado pra esta sala onde fica preso. nesta sala há uma alavanca que se usada pode libertar os que estão mortos para serem ressuscitados. Obs.: todos que estiverem nesta sala s'ao mandados de volta pra sala 1 ao fim da raid.

4 - Sala da Alavanca - nesta sala fica uma alavanca que precisa ser utilizada antes que o Stormreaver seja morto. Caso ele morra antes a barreira que impede a passagem para a sala do puzzle não cairá.

Assim como a maioria das raids, esta aqui é dividida em várias etapas.

Etapa 1
Ativar 4 orbs no teto

Ao todo existem 9 orbs no teto da sala 1. O Stormreaver lança uma ball of lightning capaz de ativar estas orbs (sempre que as orbs nas posições NE, NW, Se e SW são atingidas pela ball of lightning uma wave de air elementals aparece no chão abaixo da orb). Detalhe: ele pode atingir uma orb já ativada, o que pode acabar atrasando um pouco as coisas.

Etapa 2
Ativar as outras 5 orbs no teto

Quando a quarta orb é ativada, aparece um texto do dm. O Stormreaver muda a tática de ataque. Agora ele sempre manda os jogadores para o teto. Dica: lutar no canto sudeste do mapa e evitar ir para o meio a todo custo, visto que os espinhos no teto podem matar facilmente. Quando a nona orb é ativada há outro texto do dm e passamos pra próxima etapa.

Etapa 3
Ativar a alavanca na sala 4

Após a nona orb ser ativada, o Stormreaver passa a utilizar o feitico Fly. Uma pessoa que receba este feitiço deve ir voando pelo centro no teto da sala um até chegar a alavanca na sala 4 a oeste e depois retrnar para o centro. Se quiser pode ir para leste e pegar as soulstones dos mortos. Após ativada a alavanca da sala 4 o Stormreaver pode ser morto.

Etapa 4
Puzzle

Após matar o Stormreaver o grpo deve utilizar o tempo restante para resolver o enigma que desarma o doomsday device e completar a quest.
O puzzle é um jogo da década de 70, chamado Mastermind.



O objetivo é descobrir uma combinação de 4 números com 6 possibilidades em cada casa. Esta combinação pode ir de 1111 a 6666, totalizando 1296 códigos possíveis.

A maneira mais fácil de resolver, é utilizando um solver como o no link abaixo.
http://www.globalsoftware-inc.com/harncw/StormReaverPuzzleSolver.html

Basta começar com a sequência 1122. Ao puzar a alavanca à esquerda do painel do puzzle, as quatro esferas vao mostrar uma sequencia. Algumas vão ficar brancas, outras pretas, outras continuarão apagadas. Basta ir no solver e colocar a quantidade de esferas brancas e de esferas pretas que o solver dará a próxima combinacao a ser testada. Basta repetir até a conclusão, normalmente na quinta combinação.

Pra quem quer aprender a resolver de cabeça basta usar o conceito do five-guess algorithm, que é o mesmo utilizado no solver acima.
Na página do mastermind na wikipedia tem a explicação de como aplicar o conceito deste algoritmo. https://en.wikipedia.org/wiki/Mastermind_(board_game)

Com um pouco de prática acaba-se pegando o jeito de resolver o puzzle sem o solver, é só usar a lógica pra eliminar as combinações impossíveis que se chega à combinação correta. Há várias versões online do masterminad, então treinar é facil.

Depois do puzzle resolvido é só voltar pra sala 1 e pegar o loot.


Detalhes importantes:
1 - A entrada da quest é fechada e o timer é iniciado quando alguém se aproxima do stormreaver.
2 - Não use Dimension Door ou ficará preso na barreira com elementais do ar que dão respawn e terá seu mana drenado.
3 - Não ataque muito rápido o Stormreaver pois ele pode bugar e ficar parado, sem lançar as balls of lightning nas orbs no teto.
4 - Na sala do puzzle cuidado com os elementais, eles podem atrapalhar a pessoa que está resolvendo o enigma.
5 - A DR do stormreaver é 20/mithral, então leve arma metalline.
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